Tratamentos

Reabilitação Robótica

Todos os anos, cerca de 17 milhões de pessoas ao redor do mundo passam a sofrer com as consequências de um acidente vascular cerebral. Só no Brasil são 300 mil. Com dificuldades de locomoção e vítimas muitas vezes de uma aposentadoria precoce, um outro problema acomete a maior parte daqueles que sofrem um AVC: o fantasma da depressão. Neste cenário, a busca pela superação é uma decisão pessoal dos pacientes, mas que depende da assistência dos profissionais de saúde e dos recursos disponíveis.


Fisiatria

A Fisiatria é a especialidade médica que lida com limitações funcionais e reabilitação. O médico fisiatra avalia o paciente como um todo, analisando incapacidades e entendendo o potencial deste, para desenvolver estratégias que otimizem o processo de reabilitação. A reabilitação nunca acontece sozinha e se vale da parceria do fisiatra com outros profissionais de saúde, como outras especialidades médicas e terapeutas.

É uma área abrangente, a qual atende pacientes com condições neurológicas, musculoesqueléticas e até mesmo oncológicas, que tenham como consequências limitações e/ou dor crônica, com o enfoque sendo a funcionalidade do paciente. Algumas condições frequentes de serem acompanhadas pelo fisiatra são pacientes com AVC, trauma craniano, lesão medular, dor crônica, lesões osteomusculares, entre outros. No escopo do médico fisiatra estão a avaliação da incapacidade, integração com equipe de reabilitação, discussão de prognóstico, otimização de medicações, procedimentos para controle de dor como infiltrações ou bloqueios, procedimentos para controle de espasticidade como toxina botulínica, prescrição de órteses ou próteses, sempre focado em reestabelecer funcionalidade e promover qualidade de vida.


Fisioterapia Integrada

A Fisioterapia Integrada tem como objetivo reabilitar, previnir e promover uma melhor qualidade de vida. Para isso busca atingir seus objetivos por meio de técnicas manuais, recursos de eletroterapia e equipamentos avançados de alta tecnologia usados na chamada reabilitação robótica.

Por meio de um programa de atividades e treinamentos específicos, auxilia para melhorar a qualidade do movimento, trazer maior mobilidade, facilitar as atividades funcionais e o envelhecimento ativo. A Fisioterapia Integrada também é amplamente utilizada nas práticas esportivas e de alta performance.

Com avaliação individualizada e específica, atua de forma efetiva nas queixas aguda e crônica - como no alívio da dor. Auxilia durante todo processo de recuperação em patologias ortopédicas, neurológicas adulto e infantil, reumatológicas, doenças degenerativas, alterações posturais e visa a repadronização biomecânica e a capacidade funcional.

Com a Fisioterapia Integrada busca-se tratar o indivíduo como um todo: desde sua queixa principal - física e/ou motora - até sua transformação em bem-estar físico, mental e emocional.


Rolfing®️

O Rolfing®️ é um processo terapêutico-educativo desenvolvido nos meados do século XX pela doutora em bioquímica Profa. Dra. Ida Pauline Rolf, cientista americana falecida em 1979. Em sua vida de estudos científicos, descobriu uma importante função e interação da rede de tecido conjuntivo que envolve o sistema muscular: tendões, aponeoroses, fáscias e fibras musculares. Quando submetida ao calor e pressão a forma e a relação desse sistema (músculo/tecido conjuntivo) pode ser alterada nos diversos segmentos corporais, em qualquer época da vida.

Pode-se dizer que o nosso corpo é tanto resultado de um potencial genético quanto de um padrão repetitivo de uso, isto é, a forma como nossos movimentos são realizados durante as atividades diárias, sofrendo ainda influências de acidentes, doenças e os vários tipos de traumas físicos e psicológicos que possam afetar seu equilíbrio geral. Por meio de um processo constante de adaptações inconscientes, vamos nos afastando, gradativamente do estado de equilíbrio ideal. Inicia-se então uma deterioração progressiva em que a gravidade deixa de ser uma aliada, passando a agir de maneira destrutiva.

O processo do Rolfing®️ deve estimular todo tecido miofascial, sem lesar a pessoa, diminuindo as tensões teciduais provocadas pelo stress do trabalho do dia-a-dia, por exercícios físicos mal executados, por trabalhos repetitivos e vícios posturais. Esta liberação permite que o corpo se organize em relação à linha da gravidade.


Ergonomia

O termo ergonomia é proveniente do grego “ergon” e “nomos” que significam, respectivamente, “trabalho” e “regras”. A ergonomia utiliza técnicas voltadas para a melhoria do trabalho e das condições do ambiente e pode ser aplicada em locais como academia, escola, automóvel, avião, ou até mesmo no “home office”. Pode atuar também para melhor adaptar o mobiliário, os equipamentos e máquinas ao ser humano e assim evitar problemas de postura corporal inadequada, assim como evitar esforços repetitivos, conforme a análise ergonômica do posto de trabalho.

A ergonomia também pode ser utilizada como estratégia para conseguir um ambiente organizacional adequado ao desenvolvimento do processo de trabalho e traz enormes benefícios para os indivíduos, pois colabora na preservação da sua saúde física e mental e no relacionamento interpessoal.


Agendar Consulta